Soluções inéditas viabilizam maior projeto de adoção SAP da América Latina
Projeto coordenado pela Deloitte resultou em implementação de novo sistema que permitirá à Petrobras acelerar a transformação digital de seus negócios, a partir da revisão, simplificação e integração de processos seletivos corporativos e empresariais
Junho | 2023Como em tantos setores da economia global nos últimos anos, o segmento de óleo e gás (O&G) passou por diversas mudanças e precisou realizar adaptações críticas – que continuam em andamento, de forma cada vez mais acelerada. Transição energética, novas exigências de governança, custos em elevação e flutuações inéditas nos preços são apenas alguns dos desafios apresentados às organizações dessa indústria. Nesse contexto, abordagens robustas de transformação digital podem fazer uma diferença crucial – como a maior empresa de óleo e gás do Brasil, a Petrobras, pôde comprovar em 2022.
A gigante brasileira do petróleo concluiu, em agosto de 2022, a evolução de seu sistema integrado de gestão empresarial, com a adoção do SAP S/4HANA, a mais atualizada versão da plataforma. O processo, coordenado pela Deloitte com a colaboração da SAP e da Microsoft, foi o maior case de adoção de tecnologias SAP já visto na América Latina. A Petrobras estima obter ganhos de produtividade e de retorno financeiro que superam US$ 190 milhões nos próximos cinco anos, em projetos nas áreas de exploração, desenvolvimento, tecnologia da informação, logística e refino.
Iniciado em 2020, o processo multidisciplinar liderado pela Deloitte é um marco entre as iniciativas de transformação digital no Brasil. Mais do que o domínio da tecnologia, exemplificou como é possível tangibilizar o valor agregado pelas soluções digitais à estratégia e à tomada de decisão da Petrobras. A abordagem transversal, envolvendo as lideranças, gestores e equipes de praticamente todas as áreas, legou lições aplicáveis em outros setores tão competitivos e complexos quanto a indústria de óleo e gás.
“Foi um projeto bastante icônico”, aponta Renata Muramoto, sócia-líder de Consultoria Empresarial da Deloitte. “Uma iniciativa de transformação digital com impacto de grande magnitude, em uma organização que tem um volume de transações enorme, como é a Petrobras. Conseguimos definir muito bem o projeto e sua estratégia, com um time integrado e resultados entregues no prazo.”
Desde o fim da década de 2000, a Petrobras tem tratado a digitalização de processos de forma estratégica, como forma de responder às evoluções constantes em seu segmento. A evolução do sistema SAP da companhia ganhou status prioritário em 2018, dado seu potencial de criar valor efetivo em diferentes áreas corporativas e de negócios, em tempo real.
“A evolução do nosso sistema de gestão empresarial surgiu em uma época fundamental para entendermos a transformação digital como uma transformação do negócio”, comenta Pedro da Fonseca Vieira, gerente de parcerias em processos de negócios de TI da Petrobras. “Passamos a apresentar a transformação digital como uma mudança do jeito de pensar, um novo modo de encarar a solução tecnológica como geração de valor para a Petrobras.”
Com um cronograma de pouco mais de dois anos, a ser cumprido de modo quase totalmente remoto – afinal, a pandemia de Covid-19 estava no auge – a Petrobras confiou à Deloitte a coordenação do trabalho conjunto entre seus próprios especialistas e as equipes da SAP e da Microsoft (que providenciou o ambiente de hospedagem de dados em nuvem). “Ficou claro desde o começo que era um projeto absolutamente pioneiro”, lembra Jorge Costa, sócio da área de Consultoria Empresarial da Deloitte. “Chegamos a ter um total de 500 pessoas trabalhando ao mesmo tempo. Só no time da Deloitte foram cerca de 350 profissionais, implementando inovações sem precedentes no mercado brasileiro.”
Governança sólida e soluções inéditas
Em seus projetos de consultoria tecnológica, a Deloitte tem focado na transformação dos negócios dos clientes, alavancando novas tecnologias e dados para tornar as empresas mais eficientes e resilientes. No caso da Petrobras, o planejamento incluiu uma sólida estrutura de governança, que permitisse a tomada rápida de decisões sobre aspectos técnicos e gerenciais. Um departamento de gestão de mudança, com uma equipe centralizada, garantiu a integração entre as diferentes áreas impactadas e os profissionais da Deloitte, da SAP e da Microsoft.
“Com iniciativas conjuntas como essa, buscamos levar a melhor experiência e as melhores soluções de mercado para os clientes. E só a melhor plataforma não é o suficiente, precisamos também dos melhores implementadores, parceiros treinados e que conheçam profundamente o cliente”, narra Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil. Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil, corrobora o testemunho. “Deloitte e Microsoft foram parceiras incríveis. Fizemos um trabalho de mãos dadas para o sucesso do projeto.”
Várias soluções propostas no projeto nunca tinham sido testadas no Brasil. Entre os recursos novos, destacaram-se o uso de cloud software para automação de processos financeiros e contábeis (Blackline) e de aplicações nativas para manutenção e execução de cálculos complexos (PaPM). Em alguns casos, a Deloitte buscou essa expertise em outras firmas da organização ao redor do mundo; em outros, consultores seniores foram treinados nas novas soluções. O uso da metodologia ágil permitiu a redução de riscos e possibilitou às equipes responderem mais rapidamente às eventuais mudanças. A transição para o SAP S/4HANA também ressaltou a flexibilidade e a escalabilidade da computação em nuvem como alternativa de modernização da arquitetura de TI.
Em agosto de 2022, o novo sistema SAP entrou no ar. O período de go live – ou seja, a estreia do projeto, em tempo real –, foi monitorado minuto a minuto pela Deloitte – garantindo uma operação sem sobressalto.