Indústria 4.0, antes e depois da crise
Documentário destaca como as transformações da Quarta Revolução Industrial vão além da automação de processos na manufatura e até aceleraram após o início da pandemia. É necessário ter uma mentalidade inovadora na coordenação de toda a cadeia de produção nessa nova era, atuando também na qualificação das pessoas.
Fevereiro 2021A industrialização começou no final do século 18 com o advento da energia a vapor e a invenção do tear mecânico, mudando radicalmente a forma como os produtos eram fabricados. Um século depois, a eletricidade e as linhas de montagem tornaram possível a produção em massa. Já na década de 1970, a Terceira Revolução Industrial trouxe os avanços na automação com base em computação que permitiam programar máquinas e redes.
Agora, vivemos a Quarta Revolução Industrial, com transformações em economias, modos de trabalhar e até na própria sociedade como um todo. A Indústria 4.0, com a junção de tecnologias físicas e digitais, combina, por meio de análises, inteligência artificial, tecnologias cognitivas e Internet das Coisas (IoT) um ecossistema digital interconectado capaz de fornecer informações precisas. A revolução inclui tecnologias inteligentes e conectadas não apenas nas empresas e setores, mas em nosso cotidiano.
O documentário “Indústria 4.0”, patrocinado pela Deloitte por meio da Lei de Incentivo à Cultura e produzido independentemente pela Produtora Brasileira, traz uma análise dos impactos da Quarta Revolução Industrial em sua interseção entre os ambientes físico e digital em processos de manufatura.
Gravado antes e após o advento da Covid-19, o documentário mostra de que forma a transformação digital impulsionada pelos conceitos da Indústria 4.0 ganhou impulso mesmo com os impactos profundos da crise causada pela pandemia, em função de um novo cenário que se estabelece para as relações empresariais e sociais. Por fim, o documentário aborda também como as empresas estão se preparando para aproveitar todo o potencial da mudança para obter vantagens competitivas significativas.
Especialistas da Deloitte e representantes de universidades, empresas e instituições diversas, do Brasil e de todo o mundo, como o Forum Econômico Mundial (WEF) e a Câmara Internacional de Comércio (ICC), participam como entrevistados deste documentário.
Assista ao documentário:
Patrocínios institucionais
A Deloitte possui uma série de patrocínios nas áreas de cultura, educação, inovação, diversidade, responsabilidade social e esporte. Todos eles refletem, de alguma forma, objetivos estabelecidos por nossos programas internacionais e locais de impacto social.