Como mensurar o valor do impacto social corporativo
Quanto vale o impacto social corporativo? Hoje, técnicas de medição e análise de dados avançadas permitem que empresas entendam melhor o valor comercial de suas ações sociais, otimizando o processo de alocação de recursos e deliberações estratégicas.
Fevereiro | 2021Em meio à pandemia de Covid-19, empresas estão investindo ativamente em soluções de saúde pública e bem-estar. Para muitos no meio empresarial, responder à crise atual é um imperativo moral. No entanto, quando retornarmos à normalidade pós-pandemia, muitas organizações serão forçadas a definir o valor comercial do impacto social corporativo.
Cada vez mais os líderes estão reconhecendo este valor. O relatório global da Deloitte “Tendências Globais de Capital Humano de 2019” revelou que, pela primeira vez, os CEOs identificaram o impacto social como o principal fator de sucesso em uma performance anual. Assim como Larry Fink, Chairman e CEO da BlackRock, argumentou em sua carta aos CEOs em 2020, “um forte senso de propósito e compromisso com as partes interessadas ajudam uma empresa a se conectar em um grau mais profundo com seus clientes, bem como as permitem ajustar às mudanças nas demandas da sociedade. Por fim, o propósito é o motor da rentabilidade a longo prazo.”
Entretanto, muitos líderes corporativos têm dificuldade em avaliar o valor comercial das ações de impacto social de maneira adequada. Atividades de impacto social costumam ser apresentadas apenas em termos de “valor social” — ou o bem público que as organizações desempenham na sociedade. Isso dificulta o trabalho da liderança, que precisa medir de maneira eficaz as iniciativas de impacto social em relação a outras necessidades do negócio, além de precisar entender a importância relativa do valor social para o valor econômico total da empresa.
Felizmente, as técnicas de medição e análise de dados foram aprimoradas para que agora as organizações possam também avaliar o valor comercial do impacto social. Isso pode ser feito estruturando medições ao longo de seis principais impulsionadores, considerando a criação de valor da atividade social corporativa —diferenciação de marca, atração e retenção de talentos, inovação, eficiência operacional, mitigação de riscos, e acesso de capital e avaliação de mercado. Em seguida, é preciso adaptar as métricas de negócios já existentes para aferir o valor comercial desses benefícios de forma comparável e consistente com outras considerações corporativas. Isso permite que uma empresa avalie riscos e atribua custos com mais precisão, além de prever o crescimento relacionado às atividades de impacto social.
Ao utilizar essa abordagem, empresas podem identificar medidas concretas nos valores social e comercial de cada um desses seis aspectos. Juntas, essas medidas podem ser utilizadas como uma espécie de tabela de desempenho – por exemplo, scorecard – de impacto social corporativo que ajudará líderes a decidir quando e como integrar o propósito social às atividades centrais dos negócios — seja em toda a empresa ou apenas em campanhas, iniciativas ou marcas específicas.
Fatores de valor de negócios a partir do impacto social
O termo “impacto social” é amplamente utilizado para se referir a iniciativas filantrópicas e de voluntariado, ações de sustentabilidade que visam mitigar riscos socioambientais, ou ainda outras atividades que ofereçam benefícios econômicos, sociais e ambientais.
Em 2016, identificou seis áreas primárias nas quais as ações de impacto social de uma empresa podem gerar valor comercial:
- Diferenciação de marca. O propósito social pode orientar as decisões de compra do consumidor, como ainda permite que empresas cobrem um preço premium, resultando em aumento de receita.
- Atração e retenção de talentos. O alinhamento entre os valores da empresa e do profissional aumenta o engajamento das pessoas, resultando em mais lucro, em uma maior produtividade e uma queda na rotatividade.
- Inovação. Os esforços para melhorar a salubridade e/ou o impacto socioambiental de produtos podem ser um motor de inovação, estimulando o aumento de receita com novos produtos e mercados.
- Eficiência operacional. Diminuir o impacto socioambiental de uma empresa em embalagens, uso de água e materiais e produção de resíduos pode resultar em grandes economias para a empresa.
- Mitigação de riscos. A falta de eficácia na abordagem de riscos socioambientais pode criar sérios desafios financeiros e operacionais. Ações de impacto social podem ter efeitos de mitigação importantes, além de evitar custos, receitas dispendiosas e avaliações mais altas.
- Acesso de capital e avaliação de mercado. Ações de impacto social corporativo estão positivamente relacionadas à avaliação de mercado e ao custo de capital.
Uma empresa pode medir o valor comercial derivado de cada uma dessas áreas e criar uma tabela de desempenho de impacto social corporativo que analise todos os seis aspectos, ou apenas uma ou duas áreas prioritárias, dependendo da indústria, das prioridades de negócios e dos esforços aplicados. Ao utilizar essa tabela de desempenho, profissionais de impacto social e líderes de negócios podem melhorar seu entendimento sobre o valor de suas atividades atuais nesse âmbito, calculando também os benefícios líquidos para, assim, alocar recursos e tomar decisões estratégicas que beneficiem a saúde da empresa a longo prazo.
Princípios para criar uma tabela de desempenho de impacto social
O processo de desenvolvimento de uma tabela de desempenho de impacto social corporativo deve ser flexível, permitindo que haja informações necessárias para a tomada de decisões sob uma variedade de circunstâncias e adaptação aos diversos ambientes corporativos. A tabela pode ser utilizada para avaliar iniciativas individuais de impacto social, aferir os efeitos dos esforços de amplo propósito em unidades de negócios ou funções específicas, além de oferecer uma visão agregada do valor comercial das atividades de impacto social em toda a empresa. Líderes podem criar tabelas de desempenho abrangentes ou focar em questões específicas do negócio. É importante criar uma abordagem adequada que considere informações práticas sobre o uso de recursos razoáveis na coleta e análise de dados.
Princípios-chave na criação de tabelas de desempenho:
- Determine as principais decisões a serem tomadas que envolvam o valor comercial do impacto social. Por exemplo, qual é o seu objetivo: decidir sobre o investimento no desenvolvimento de um novo produto socialmente responsável, avaliar as práticas socioambientais da sua cadeia de fornecedores, ou definir se a empresa está tendo retorno suficiente de todo seu trabalho de impacto social? Ser claro nas perguntas que você está tentando responder e nos objetivos que pretende alcançar ajudará a definir o escopo da tabela de desempenho, considerando os tipos de metas relevantes a serem priorizadas.
- Avalie os fatores mais importantes. Enquanto algumas questões são específicas a certas funções ou unidades do negócio, outras têm uma aplicabilidade mais ampla e podem fazer parte de mais de um dos seis aspectos do valor do impacto social. Além disso, todas as seis dimensões podem ser relevantes no caso de tabelas entre empresas. Os impulsionadores de negócios que levaram as atividades de impacto social a serem consideradas no scorecard determinarão como os custos e benefícios são medidos.
- Determine como as atividades e os resultados de negócios são medidos internamente sem as considerações de impacto social. Sempre que possível, é importante alinhar-se a sistemas e processos de mensuração já existentes que sejam capazes de habilitar a comparabilidade e as informações práticas. Sistemas internos que determinam riscos podem, por exemplo, ser adaptados para incluir questões socioambientais, assim como abordagens de engajamento de colaboradores e reputação de marca. Embora ajustes sejam necessários e técnicas distintas sejam utilizadas, o alinhamento com processos já existentes é essencial para permitir a tomada de decisões relacionadas ao impacto social.
- Escolha indicadores apropriados para capturar o valor comercial do impacto social —ferramentas que possam quantificar os custos e benefícios de iniciativas ou os efeitos a serem rastreados. Use indicadores que sejam consistentes com processos padrão de impacto social, facilitando a avaliação comparativa entre pares. Métodos e recursos são discutidos abaixo.
- Monetize o que for relevante. Muitas vezes é útil transformar os benefícios líquidos em valores monetários com o propósito de avaliar o valor comercial. A monetização é particularmente pertinente para estimar os benefícios relativos a uma variedade de fatores, assim como auxilia a tomada de decisões sobre recursos e investimentos. No entanto, é preciso lembrar que, para algumas questões comerciais, transformar os benefícios em valores monetários pode ser difícil e dispensável. Esforços nesse sentido devem ser influenciados pelo que é necessário para a tomada de decisão.
Com esses princípios em mente, vamos explorar como é possível medir cada um dos diferentes fatores em uma tabela de desempenho de impacto social corporativo.
Diferenciação de marca
O impacto social e o propósito corporativo impulsionam o valor comercial ao aumentar a identificação do consumidor com marcas em uma expressão de seus valores. Assim, é possível influenciar a decisão de compra de consumidores, sua fidelidade e os custos que eles estão dispostos a assumir.
A importância do impacto social para a reputação da marca é considerável. A empresa RepTrak revelou que qualidades como boa “cidadania” e boa “governança” respondem por quase 30% da reputação corporativa, mais do que qualquer outro fator além de produtos e serviços. De acordo com a Nielsen, dois entre três consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas mais sustentáveis. Além disso, pesquisas recentes do setor de varejo mostram que, depois de qualidade, o segundo maior motivo de fidelização de clientes à marca são práticas de negócio sustentáveis/éticas.
Para avaliar o valor do impacto social na marca, as compras de consumidores e decisões de uso podem ser divididas na compreensão sobre o peso de diferentes elementos de escolha, incluindo aqueles relacionados ao impacto social. Empresas grandes o bastante para serem rastreadas e indexadas podem trabalhar com diversas organizações terceirizadas que monitoram a respeitabilidade da marca para determinar a importância relativa do impacto social, de forma ampla, na reputação geral da empresa. A RepTrak Company, por exemplo, inclui cidadania e governança como parte de sua análise padrão das percepções dos consumidores sobre os diferentes componentes sobre reputação. Se uma organização desenvolveu uma avaliação total da marca em dólares, ou se uma avaliação de terceiros existe, o pode-se considerar o cálculo do valor em dólar da porcentagem da reputação atribuída às questões de impacto social.
Embora os rankings de terceiros possam ser úteis na determinação do valor de reputação do impacto social para grandes empresas, negócios menores podem precisar construir ou adaptar ferramentas de coleta de dados de consumidores já existentes para desagregar o componente de impacto social do valor da marca. Empresas podem também conduzir pesquisas próprias para explorar questões mais específicas de preferência do consumidor. Aspectos adicionais de preferência do consumidor podem ser medidos por meio de levantamentos, grupos de foco ou entrevistas, análise de ponto de vista social e dados de venda.
Por meio de pesquisas ou entrevistas, líderes empresariais podem explorar maneiras de abordar novos segmentos de mercado, além de melhorar a seleção de segmentos de consumidores já existentes, avaliando o valor de campanhas de marketing que destacam o trabalho de impacto social da empresa e o entendimento do possível impacto comercial nas novas ações sociais. Essas ferramentas permitem que empresas avaliem como esforços específicos de impacto social ou atributos de produtos sustentáveis afetam a intenção de compra —se eles tornam os consumidores mais ou menos propensos a fazer uma compra. Organizações podem também ajudar a avaliar a sensibilidade dos consumidores relativa ao preço de produtos sustentáveis, assim como sua fidelidade de marca a esses produtos.
Para monetizar esse dado paulatinamente à preferência do consumidor, líderes podem registrar o preço premium de produtos e serviços sustentáveis, a receita de vendas adicional por meio de novos segmentos de mercado, e o valor vitalício de consumidores orientados para a sustentabilidade.
Métricas de diferenciação da marca
- Valor social como uma porcentagem do valor total da marca
- Ponto de vista social ao longo do tempo
- Rankings de relacionamentos com terceiros
Um recurso para medir o impacto na diferenciação de marca
A RepTrak monitora a reputação de 7.000 empresas todo ano. O componente de cidadania corporativa da RepTrak mede as percepções do consumidor sobre se uma empresa apoia causas adequadas, tem uma influência social positiva e se é ambientalmente responsável. Já o componente de governança mede as percepções sobre a abertura e transparência de uma empresa, comportamento ético e se a organização é justa na condução de seus negócios. A RepTrak ajuda a quantificar o impacto desses componentes nas decisões de compra, assim como na disposição do consumidor de defender e aceitar uma marca.
Atração e retenção de talentos
Na maioria das indústrias, o talento representa uma porcentagem substancial do orçamento de uma empresa e é um componente crítico de sua lucratividade. Substituir um profissional pode custar até duas vezes seu salário anual por conta de custos com recrutamento, orientação e treinamento . Por outro lado, um alto engajamento das equipes oferece benefícios mensuráveis: empresas com os mais altos índices de participação de pessoas têm quase o dobro de satisfação do consumidor e lucros 25% mais altos do que organizações com baixos níveis de engajamento.
Pesquisas mostram uma ligação clara entre o alinhamento dos profissionais com valores de impacto social das empresas e os altos índices de engajamento da equipe, queda da rotatividade e melhoria em outras medidas de saúde empresarial. As pessoas estão mais propensas a ficar em empresas que oferecem oportunidades de voluntariado e arrecadação de fundos. Quase 40% dos millennials dizem ter escolhido seu cargo atual porque o impacto social da sua organização era melhor do que o de outras empresas. Uma pesquisa Gallup revelou que um aumento de 10% na conexão de pessoas com a missão ou propósito da empresa resultaria em uma queda de 13% em acidentes de segurança, uma queda de 8% na rotatividade e uma melhora em 4% na lucratividade. Esforços de impacto social podem, portanto, desempenhar um papel importante nas estratégias de recrutamento, retenção e engajamento de talento.
Uma vez que benefícios da área de talento podem ter efeitos diretos e indiretos de iniciativas de voluntariado e arrecadação de fundos, assim como do propósito mais amplo de uma empresa, líderes precisam coletar diferentes tipos de dados dos funcionários com base nas decisões específicas a serem tomadas. Para medir os efeitos diretos do impacto social do voluntariado ou engajamento, líderes devem começar com dados de participação de funcionários. Para medir a concordância com o propósito corporativo e os efeitos indiretos das ações de impacto social de uma empresa, que pode levar colaboradores a se sentirem mais conectados às organizações que fazem trabalhos de impacto social mesmo se elas não participam diretamente dessas atividades, líderes devem registrar a conscientização dos funcionários e o alinhamento com os esforços de impacto social corporativo.
A percepção dos profissionais em relação ao seu alinhamento com o propósito de uma empresa, bem como a correlação desse aspecto com níveis de satisfação, pode ser avaliada por meio de pesquisas personalizadas, verificações frequentes, e/ou outros monitoramentos de opinião com base em registros de bate-papos e fluxos de comentários coletados em ferramentas de comunicação interna. Questionários de engajamento podem ser utilizados para analisar as pessoas que participam em atividades de impacto social e outros que se sentem mais alinhados ao propósito corporativo têm níveis de engajamento mais altos.
Líderes de negócios podem também correlacionar licenças médicas de funcionários, taxas de rotatividade, performance e lucratividade com taxas de participação em ações de impacto social e dados de alinhamento para indivíduos e equipes. O retorno do investimento pode ser calculado usando avaliações de custo nesse tipo de levantamento. É importante considerar também o intervalo de tempo para métricas como o desgaste; uma vez que o efeito da participação em atividades de impacto social pode diminuir com o tempo.
Métricas de atração e retenção de talentos
- Aumento no engajamento de colaboradores
- Porcentagem de satisfação
- Opinião dos colaboradores
- Atração, recrutamento e rotatividade
Inovação
Inovação de produtos é um fator-chave para o crescimento da empresa a longo prazo, permitindo que organizações acessem novos mercados e usuários, assim como conquistem mais receita por meio de canais já existentes devido ao processo de aprimoramento. Dentro da categoria ampla de inovação, a inovação social, especificamente, envolve o desenvolvimento de produtos ou outras soluções que respondam aos desafios sistêmicos socioambientais, enquanto a inovação sustentável abrange a criação de produtos e serviços que melhorem a saúde ou o bem-estar do consumidor – sendo social e ambientalmente sustentáveis em sua produção ou uso em si.
Desde 2014, as vendas nos EUA de produtos sustentáveis cresceram quase 20%, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) quatro vezes maior do que os produtos de consumo típicos. Na maioria das categorias de produtos de consumo, itens sustentáveis são os de crescimento mais rápido entre os segmentos de produto.
Para demonstrar o valor do desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis, as medidas mais eficazes adaptam métricas já existentes de inovação para registrar de maneira explícita a porcentagem de novos elementos que têm um componente de inovação social ou de sustentabilidade. A porcentagem (ou crescimento) de vendas impulsionada por inovações de produto relacionadas a fatores ambientais, sociais, ou de saúde, dão a avaliação mais direta do valor da inovação social ou sustentável. As empresas também podem medir as taxas de crescimentos de novos produtos sustentáveis considerando a inovação desses itens com um percentual de inovação geral, além de calcular taxas de crescimento que contabilizam os novos segmentos de clientes focados na sustentabilidade como determinante no avanço e na velocidade de adoção da inovação.
O retorno no investimento em inovação – que é calculado dividindo os lucros gerados por novos produtos e serviços pelos custos em pesquisa, desenvolvimento e outras despesas diretas gastas em sua criação – é também uma métrica útil. Isso pode ser calculado para investimentos de inovação social e sustentável ao focar especificamente nos lucros relacionados à sustentabilidade em segmentos de consumidores ou categorias de produtos. Esses números podem então ser comparados com marcas de referência da indústria, limites internos, ou outras partes do próprio portfólio para ajudar a avaliar se a empresa está incluindo suficientemente inovação social e sustentável como impulsionadora do crescimento dos produtos.
Métrica de inovação
- Aumento na porcentagem de vendas da empresa com base na inovação social e sustentável (como alternativas saudáveis ou verdes, por exemplo)
Eficiência operacional
No contexto do impacto social, a eficiência operacional permite que empresas continuem a manter a qualidade de seus produtos ou serviços enquanto reduzem seus efeitos socioambientais. A eficiência operacional é o fator mais fácil de ser traduzido em valor comercial, já que é imediatamente convertida em impacto de custos e é frequentemente a área na qual o maior valor comercial pode ser atingido. Um estudo mostrou que empresas podem atingir uma taxa média interna de retorno entre 27% e 80% apenas com investimentos de baixa emissão de carbono.
Embora a economia obtida como a redução de acidentes de trabalho ou diminuição de licenças médicas dos profissionais também seja relevante, os ganhos da eficiência operacional costumam ser focados em questões ambientais como o uso de recursos e a gestão de resíduos e emissões. Líderes de negócios e profissionais de impacto social podem empenhar os esforços de redução de impacto socioambiental fazendo um case de negócios, além de poder calcular o retorno em investimentos de eficiência operacional, comparando com outras opções de investimento. Determinar onde estão os maiores retornos de ganhos da eficiência operacional pode ajudar a priorização de esforços.
A abordagem principal para medir o valor comercial da eficiência operacional como um resultado do impacto social é calcular os benefícios líquidos das mudanças concretas a partir de uma linha basilar, considerando os custos totais de operação evitados e subtraindo o custo total e os investimentos das iniciativas de eficiência do impacto social, enquanto a depreciação e amortização para despesas de capital e outros investimentos são igualmente examinados. Economia com reduções potenciais no uso de energia, matérias-primas de produto e embalagem e água; custos evitados pelo uso de materiais recuperados; e reduções em taxas regulatórias e taxas de descarte de resíduos são áreas comuns de foco. Outras áreas em potencial para ganho, como receitas adicionais de materiais reciclados e reutilizados e novas receitas de uso de capacidade adicional, devem também ser consideradas.
Calcular os retornos líquidos e o retorno do investimento em múltiplas iniciativas de eficiência normalmente proporciona informações suficientes para decisões de investimento e priorização.
Padrões como aqueles desenvolvidos pelo Conselho de Padrões Contábeis de Sustentabilidade (SASB), pela Global Reporting Initiative e pelo Carbon Disclosure Project oferecem métricas e orientações claras para a coleta de dados relevantes de operações. Seguir esses padrões tem o benefício adicional de permitir a comparação com os esforços de outras empresas e marcas de referência da indústria.
Métricas de eficiência operacional
- Economia de energia, matérias-primas e água
- Redução de desperdício
Um recurso para medir o impacto da eficiência operacional
O SASB fornece padrões para identificar, gerenciar e relatar tópicos de sustentabilidade, bem como medidas ligadas a materiais que classificam a performance financeira e operacional. Esses parâmetros descrevem um conjunto mínimo de argumentos sustentáveis – como métricas – que podem ser relacionadas às empresas do setor, junto com protocolos técnicos que compilam dados de atividade – permitindo uma comparação de informações.
Mitigação de risco
A mitigação de riscos socioambientais tem um impacto substancial nas condições financeiras corporativas e na performance operacional. A falha em responder de maneira eficaz a riscos socioambientais pode resultar em interrupções nas operações, desequilíbrios de mercado, resultados regulatórios negativos e reputação danificada com clientes, consumidores e colaboradores. Em 2019, 215 das maiores empresas globais relataram quase US$ 1 trilhão em riscos de impactos climáticos, com muitos dos eventos dessa temática ocorrendo possivelmente dentro de cinco anos.
Na ausência de um cálculo das implicações financeiras dos riscos socioambientais, as empresas tendem a subestimar os esforços de mitigação, adotando medidas insuficientes para lidar com essas questões. As organizações podem perder oportunidades de negócios geradas a partir da prevenção, da redução ou do compartilhamento de riscos. Avaliar os custos e o retorno da mitigação de ameaças socioambientais permite que líderes de negócios tomem decisões de gestão de riscos mais completas, priorizando respostas. Líderes podem ainda calcular o valor da mitigação de risco em esforços mais amplos de impacto social para melhor coletar uma gama completa de benefícios.
Em um mundo ideal, líderes de negócios integram os riscos materiais relacionados às questões socioambientais a seus sistemas de gestão de riscos empresariais. Uma variedade de ferramentas de avaliação de materialidade está disponível para apoiar organizações a identificar e priorizar riscos de negócios relevantes e preocupações de seus públicos de interesse. O mapa de materialidade da SASB, por exemplo, identifica mais de 25 questões de sustentabilidade que podem afetar a condição financeira ou a performance operacional de empresas por setor, além de oferecer uma gama adicional de negócios amplos, mapeamento de stakeholders e recursos específicos de materialidade ambiental, social e de governança (ESG).
Para cada risco prioritário, líderes de negócios devem identificar intervenções potenciais, desenvolver indicadores-chave, calcular dados da linha basilar e possíveis riscos – para finalmente monetizar o risco. Dependendo do tipo de risco, avaliações quantitativas podem ser feitas utilizando métodos como análise probabilística, previsão e avaliação da continuidade de negócios, contribuição de especialistas e ferramentas ESG específicas nas operações.
Entre as métricas de monetização para indicadores-chave de risco estão os custos de oportunidade que foram evitados, as receitas perdidas ou a valorização de ativos; diversas técnicas de avaliação podem ajudar líderes a registrar dimensões diferentes de valor. Por exemplo, uma empresa pode usar abordagens de avaliação pautando os preços existentes no mercado para bens e serviços, além de estimar perdas potenciais. Já as abordagens ligadas a custos permitem que líderes categorizem o valor eficientemente, evitando despesas compensatórias que afetem clientes. As abordagens propostas permitem que as empresas determinem os possíveis impactos financeiros das atividades dos públicos de interesse (como a redução no consumo), observando o comportamento do mercado existente, ou perguntando diretamente aos interlocutores suas expectativas. Finalmente, as técnicas de transferência estimam o valor econômico ao adaptar os resultados de estudos em circunstâncias semelhantes.
Métrica de mitigação de risco
- Benefícios financeiros da redução dos riscos ambiental e social
Um recurso para medir o risco do impacto social
O Comitê de Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway (COSO) e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento (WBCSD) divulgaram um documento com orientações, “Gestão de risco empresarial: Aplicando a gestão de risco empresarial em riscos ambientais, sociais e de governança”, que ajuda empresas a incorporarem os riscos ESG em seus processos de gestão de riscos empresariais. Como parte de uma estrutura abrangente nessa questão, a orientação inclui opções de medição para monetização, além de outras abordagens quantitativas para avaliar o risco do impacto social, bem como recursos e processos para determinar sua natureza.
Acesso de capital e avaliação de mercado
Como a avaliação de mercado é um ponto ligado a receitas, custo e riscos, outras cinco áreas do impacto social contribuem com esse aspecto. Em 2018, o Bank of America Merrill Lynch revelou que empresas com melhores registros de impacto social registraram maiores retornos de rendimentos em três anos e, eram mais propensas a tornarem suas ações em uma escala de “alta qualidade”. Suas ações estavam ainda menos propensas a terem quedas substanciais de preço, fazendo com que empresas tivessem uma menor probabilidade de declarar falência[1]. Pesquisas recentes enfatizam a importância da eficiência material e operacional no desempenho do mercado. Organizações que privilegiam questões socioambientais em seus esforços de impacto social superam o desempenho do resto do mercado para atingir um alfa anual de 3% a 6%.
O investimento sustentável, que se refere mais amplamente ao aspecto basilar em alguns dos critérios estabelecidos para o ESG, é cada vez mais importante em mercados de capitais. Os ativos de investimento sustentáveis administrados globalmente alcançaram US$ 30,7 trilhões em 2018, um aumento de 34% em dois anos[1]. Nos EUA, 26% de todos os ativos de investimentos geridos profissionalmente incluíam estratégias de investimento sustentável em 2018.
Com o objetivo de medir os benefícios do impacto social no acesso de capital, é importante se concentrar tanto na demanda do mercado quanto nos benefícios demonstrados na transparência que o impacto social promove. Relatórios compreensíveis e comparáveis permitem a responsabilidade financeira e uma alocação de capital mais eficiente na viabilização da sustentabilidade a longo prazo – levando a custos mais elevados para empresas menos sustentáveis.
Elaborar levantamentos sobre o valor do impacto social acarreta em uma visão abrangente e transparente. Para informar os índices de sustentabilidade corretamente e atender às estratégias de mercado de impacto social, os relatórios de uma empresa precisam capturar a gama total de todas as atividades integradas nesse segmento, incluindo aspectos relacionados ao impacto ambiental, social e econômico. Como um meio de capturar valor, o retorno social do investimento (SROI) é um método que mede resultados sociais, ambientais e econômicos, bem como calcula valores monetários para representá-los. Isso é particularmente útil para líderes na hora de comparar programas que tiveram resultados diferentes, como programas de educação e ambientais. O processo de cálculo do SROI é focado nas partes interessadas, visando as implicações financeiras do significado e da importância que os stakeholders possuem em resultados sociais e ambientais. Além disso, é possível permitir projeções futuras, cálculos de valor presente líquido e análises de sensibilidade para determinar o impacto de mudanças de premissas.
Métricas de acesso de capital e de avaliação de mercado
- Inclusão em índices de sustentabilidade
- Retorno social do investimento
Recursos para medir o impacto sobre o acesso de capital e avaliação de mercado
O Impact Management Project fornece orientações sobre como medir, gerenciar e reportar o impacto social. O projeto reúne as perspectivas de investidores, financiadores, empresas, organizações sem fins lucrativos, órgãos normativos e contábeis para criar medidas com ampla aplicabilidade em relatórios corporativos, investimentos de impacto e filantropia.Por sua vez, Social Value International desenvolveu princípios para avaliar o retorno social do investimento e o valor social de forma mais ampla com o propósito de integrar melhor os valores social, ambiental e econômico à tomada de decisões.
Além do impacto social
O impacto social tem um efeito substancial no valor comercial em cada um desses fatores, e uma falta de compreensão desses benefícios pode resultar em erros graves de cálculo e na subvalorização da importância da temática para os negócios. Ao compreender como medir os retornos comerciais do impacto social, líderes podem traduzir o valor social para a linguagem do negócio que demonstre o valor do trabalho empreendido nessa área, garantindo que isso seja incluído de maneira apropriada em decisões estratégicas e de alocação de recursos. Empresas que usam essas técnicas podem não apenas obter uma imagem mais completa do valor comercial do impacto social, como também encontrar maiores incentivos ao longo do tempo para expandir seus esforços de impacto social, integrando o propósito social em sua estratégia central.
*Rhonda Evans é especialista sênior na área de Consultoria em Estratégia da Deloitte US
*Tony Siesfeld, é diretor geral na área de Consultoria em Estratégia da Deloitte US