A geração de valor a partir da IA generativa
Em meio a discussões sobre o valor da IA generativa, estudo da Deloitte aponta que os investimentos em inteligência artificial geram valor de mercado e melhoram o retorno do preço das ações.
Fevereiro | 2024Lideranças de todos os setores estão clamando pela adoção da IA generativa. Termos como “ChatGPT” e “grandes modelos de linguagem ” entraram no vocabulário e na consciência do público. Isso é surpreendente? Na verdade, não. A quinta edição do “State of AI in the Enterprise”, da Deloitte, relatou que 94% dos executivos de negócios acreditam que a IA é fundamental para sua estratégia de sucesso nos próximos cinco anos[1]. Espera-se que o mercado de IA generativa dobre a cada dois anos[2] nos próximos 10 anos; os investimentos na área também estão aumentando[3] e são os consumidores os responsáveis por impulsionar amplamente sua adoção[4]. A tecnologia, por um lado, expandiu significativamente o escopo da criatividade humana[5] e, por outro, acendeu profundos debates filosóficos sobre a verdade[6], a consciência e a humanidade[7].
Enquanto as organizações tentam decifrar o código de como gerar valor com a IA generativa, nossa análise oferece insights sobre como os investimentos em inteligência artificial criaram valor até o momento e qual poderia ser seu potencial futuro.
Transformação dos negócios e criação de valor por meio da IA generativa
A IA generativa pode ajudar as organizações a impulsionar a transformação dos negócios e a criar valor comercial de cinco maneiras principais: redução de custos, eficiência de processos, oportunidades de crescimento, aceleração de produtos/serviços/inovação[8] e novas descobertas/insights[9]. Essencialmente, as organizações que usam a IA generativa estão mais bem posicionadas para otimizar, preservar, proteger e criar valor, seja aumentando a produtividade em toda a cadeia de valor[10], institucionalizando o conhecimento ou contribuindo para a pesquisa e o desenvolvimento.
Mas, como em qualquer investimento em tecnologia, as lideranças precisam olhar além da tecnologia para determinar como o investimento em IA generativa se alinha à sua estratégia geral e à sua capacidade de adotá-la e implementá-la de forma eficaz.
Analisamos 10 anos de dados de mais de 4.600 empresas e encontramos fortes evidências de que as transformações de negócios bem-sucedidas combinam três elementos: estratégia, tecnologia e uma forte capacidade de mudança[11]. Quando as organizações acertam essa combinação, nossa análise constatou que pode haver um ganho de até US$ 1,25 trilhão em capitalização de mercado entre as empresas da Fortune 500. Por outro lado, quando elas erram, há um risco de até US$ 1,5 trilhão em capitalização de mercado. O maior gerador de valor é quando os investimentos em tecnologia estão estreitamente alinhados com a estratégia da empresa. As organizações que conseguem isso dobram o aumento de sua capitalização de mercado em comparação com a abordagem de linha de base.
Resumindo: investir em uma tecnologia que não esteja conectada à estratégia de sua organização resultará em perda de valor, não em ganho.
A IA estava seguindo uma trajetória de crescimento semelhante à da nuvem – até agora
Para obter o máximo dos investimentos em tecnologia, é preciso ter a intenção de alinhar esses investimentos com a estratégia da sua organização para criar o futuro que você imaginou. Como vimos em nossa pesquisa, é importante ter uma estratégia de tecnologia tridimensional que combine inovação com investimentos em tecnologia orientados para os negócios e com propósito[12]. Nossos dados mostram que, historicamente, os investimentos em nuvem têm aproveitado com sucesso todos os três para impulsionar transformações de negócios bem-sucedidas em escala empresarial. A inclusão de investimentos em nuvem, IA e cyber em suas estratégias de inovação pode ajudar as organizações a obter aumentos de capitalização de mercado até três vezes maiores em comparação com as organizações que adotam uma abordagem mais padrão de modernização tecnológica[13].
É interessante notar que uma análise da Deloitte e da MKT MediaStats[14] mostra que as menções de notícias de empresas públicas relacionadas à IA estão seguindo uma linha de tendência semelhante à da nuvem. Em 2021, a atenção à IA atingiu o pico e até ultrapassou a nuvem, antes de cair novamente – isto é, até 2023, com o lançamento do ChatGPT e do Google Bard, ferramentas que alimentaram o renascimento da IA generativa à medida que esses recursos atingiram novos níveis de maturidade e adoção. Usando essas menções de notícias como linha de base, também podemos entender o impacto sobre os retornos do preço das ações dessas mesmas empresas listadas.
Além disso, os dados do infográfico mostram que as organizações que investem em IA superam as outras em retornos de ações cinco, seis, sete e oito trimestres após os investimentos. Nosso relatório também constatou que as organizações de serviços financeiros obtiveram retornos de três anos de seis pontos percentuais acima da média do mercado, e as empresas de tecnologia, mídia e telecomunicações obtiveram retornos de três anos 12% mais altos[15]. Em consonância com nossas descobertas da pesquisa de valor da transformação digital[16], essa análise também mostrou que, quando os termos de estratégia e tecnologia foram alinhados intencionalmente, as organizações superaram a média de três anos de retorno das ações.
Os investimentos em inteligência artificial estão claramente em ascensão. A IA generativa, por si só, tem o potencial de ser ainda maior do que a nuvem – com muitos chamando-a de o próximo “momento iPhone” – impactando empresas e consumidores de uma forma que revolucionará a maneira como vivemos e interagimos[17]. Se você quiser aproveitar o potencial da IA generativa, dê um passo atrás e considere sua estratégia. Pergunte onde a IA generativa pode ajudar a otimizar, preservar, proteger e criar valor para sua organização. Como a adoção da nuvem e a trajetória de valor mostram, é quando as organizações inovam, lideram com imperativos comerciais e investem estrategicamente na tecnologia que elas obtêm retorno. Mas, como também vimos em inovações fundamentais como o iPhone – quando há uma mudança categórica na forma como as organizações experimentam a tecnologia – o potencial é ilimitado.
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Para saber mais sobre como gerar valor com seus investimentos em tecnologia, leia nossas pesquisas relacionadas (em inglês):
- Uma maneira melhor de estimar o impacto da tecnologia no valor da empresa
- A transformação digital do Payday Book
- Liberando o valor da transformação digital: caminhos e armadilhas
- Uma estratégia tecnológica tridimensional
- Situação da IA nas empresas em 2022
- IA generativa para empresas
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Agradecimentos
Os autores gostariam de agradecer ao Dr. Ronnie Sadka, reitor associado sênior do corpo docente, presidente e professor de finanças e professor da Haub Family na Carroll School of Management do Boston College, bem como a Gideon Ozik, professor do corpo docente e pesquisador associado do Risk Institute na EDHEC Business School, por suas contribuições fornecidas por meio de nosso Conselho Consultivo de Pesquisa.
Nossos agradecimentos especiais a Tim Smith, Tim Bottke, Sam Roddick, David Linthicum, Garima Dhasmana e Greg Dost por sua colaboração nas pesquisas “Unleashing digital transformation value” e “Three-dimensional Tech Strategy”, que embasaram esta publicação.
A profundidade e o rigor desta análise não teriam sido possíveis sem a equipe incrivelmente qualificada da Deloitte Data Science and Survey Advisory (DSAS), incluindo Alok Ranjan, David Levin, Narasimham Mulakaluri, Paula Payton, Rohan Girish Amrute, Sameen Salam, Sandeep Vellanki e Utkarsh Londhe. Os autores são gratos por sua parceria, conhecimento e apoio.
Agradecemos também a Lynne Sterrett, Rod Sides, Elisabeth Sullivan, Blythe Hurley, Rupesh Bhat, Preetha Devan, Matt Lennert, Molly Piersol, Govindh Raj, Andrew Ashenfelter e Saurabh Rijhwani por suas contribuições, apoio e conhecimento especializado.
Imagem da capa por: Matt Lennert
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[1] Nitin Mittal, Irfan Saif, and Beena Ammanath, Fueling the AI transformation: Four key actions powering widespread value from AI, right now—Deloitte’s State of AI in the Enterprise, 5th edition report, Deloitte, October 2022. View in Article
[2] Deloitte, The implications of generative AI for businesses: A new frontier in artificial intelligence, accessed October 2023. View in Article
[3] Chris Arkenberg, Generative AI is already disrupting media and entertainment, Deloitte Insights, June 29, 2023. View in Article
[4] Phil Fersht, “Gen AI is meaningless, unless it is toasted,” Horses for Sources, August 6, 2023. View in Article
[5] Tojin T. Eapen, Daniel J. Finkenstadt, Josh Folk, and Lokesh Venkataswamy, “How generative AI can augment human creativity,” Harvard Business Review, July–August 2023. View in Article
[6] Dave Wright, “Can we ever trust generative AI?,” Workflow, July 26, 2023. View in Article
[7] Duleesha Kulasooriya, Michelle Tan, and Michelle Khoo, Being human in a digital world: Questions to guide the internet’s evolution, Deloitte Insights, June 26, 2023. View in Article
[8] Karan Girotra, Lennart Meincke, Christian Terwiesch, and Karl T Ulrich, “Ideas are dimes a dozen: Large language models for idea generation in innovation,” Mack Institute for Technological Innovation Working paper, July 10, 2023. View in Article
[9] Deloitte, Top applications of AI in every major industry: Considerations for trustworthy AI and risk management, accessed October 2023. View in Article
[10] James Glover and Robyn Peters, “Why should CFOs care about generative AI?,” Wall Street Journal, August 2, 2023. View in Article
[11] Tim Smith, Tim Bottke, Gregory Dost, and Diana Kearns-Manolatos, Unleashing value from digital transformation: Paths and pitfalls,” January 31, 2023. View in Article
[12] Deloitte, Closing the cloud strategy, technology, and innovation gap—Deloitte US Future of Cloud Survey report, accessed October 2023. View in Article
[13] Smith, Bottke, Dost, and Kearns-Manolatos, Unleashing value from digital transformation; David Linthicum, Garima Dhasmana, Ranjit Bawa, Diana Kearns-Manolatos, and Ahmed Alibage, “Driving enterprise value with a three-dimensional tech strategy, enabled by cloud,” accessed October 2023. View in Article
[14] This Deloitte/MKT MediaStats analysis includes aggregate news media data from 2015 to 2022 for over 700 US organizations. Data was analyzed using stock price returns and regression modeling to determine stock return over/under performance for the next 12 quarters. View in Article
[15] Linthicum, Dhasmana, Bawa, Kearns-Manolatos, and Alibage, “Driving enterprise value with a three-dimensional tech strategy, enabled by cloud.” View in Article
[16] Smith, Bottke, Dost, and Kearns-Manolatos, Unleashing value from digital transformation. View in Article
[17] Glover and Peters, “Why should CFOs care about generative AI?”; Prarthana Prakash, “Artificial intelligence like ChatGPT is on the brink of an ‘iPhone moment’ thanks to ‘warp-speed’ development, Bank of America says,” Fortune, March 2, 2023. View in Article