Valor além do compliance
A indústria de mineração tem um papel de extrema relevância na sociedade, proporcionando conforto, bem-estar e qualidade de vida. Estudo da Deloitte em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) apresenta uma nova abordagem de criação de valor para mineradoras, governos e comunidades no Brasil.
Janeiro | 2021Nos últimos anos, empresas do setor de mineração têm investido valores significativos em políticas voltadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento de comunidades locais. Apesar desses investimentos, a ideia de que as mineradoras enriquecem às custas da sociedade ainda é difundida – ao mesmo tempo em que sua contribuição econômico-social é questionada.
De acordo com o estudo “Valor além do compliance”, realizado pela Deloitte em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), essa é uma tendência global e que não afeta apenas as mineradoras. A sociedade tem cobrado de organizações de todos os portes um posicionamento claro sobre questões que vão muito além de seus produtos ou serviços. Tão importante quanto ter um produto ou serviço de qualidade é garantir que a sua origem e produção respeitem os valores da sociedade. Temas como transparência, propósito e confiança estão cada vez mais presentes nas agendas dos stakeholders.
O relatório também aponta alguns caminhos para as organizações do setor entregarem o valor além do compliance por meio de ações nas seguintes áreas: direitos humanos, relacionamento com comunidades, diversidade e inclusão, tributos, mudanças regulatórias e transparência.
Novos tempos
Para serem bem-sucedidas no futuro e se enquadrarem na lógica de um mercado sustentável e responsivo, as mineradoras precisam lidar com um cenário em que o retorno financeiro dependerá cada vez mais da resposta das organizações a temas que, até pouco tempo, eram vistos como inibidores de lucro – mas que hoje são reconhecidos como potencializadores tangíveis e intangíveis às organizações, na forma de redução de multas, litígios, melhoria de imagem e atração de investimentos.
Nesse novo paradigma, as empresas de mineração precisam encontrar formas de garantir a continuidade do sucesso dos negócios não apenas sob o aspecto financeiro, mas do ponto de vista da “licença social”. Elas devem abraçar a oportunidade de liderar essa agenda do valor além do compliance. Atingir os objetivos comuns de desenvolvimento social e medir o verdadeiro impacto socioeconômico depende da aproximação entre esses três atores – governos, sociedade e empresas.
Mais do que desafios, esses temas apresentam sobretudo oportunidades importantes para as mineradoras promoverem a aproximação entre o setor e a sociedade. Dessa forma, além de mais lucrativas, elas se tornam mais responsáveis.
O valor gerado ao ir além do compliance
Durante muitos anos, o compliance foi visto como um obstáculo aos negócios das empresas por limitar as ações geradoras de receita. Além de ultrapassada, essa concepção mostrou-se falha, pois o compliance leva ao lucro por meio da garantia de credibilidade, confiabilidade, segurança e continuidade das operações. As empresas que colocam o lucro imediato como único objetivo acabam distanciando-se dele e arriscando a própria subsistência de seus negócios.
O relatório da Deloitte mostra que gerar impactos positivos – e reduzir os negativos – na sociedade não é apenas uma das funções sociais das empresas, é um elemento indispensável para o sucesso dos negócios. As empresas de mineração que acreditarem no valor além do compliance só têm a ganhar.