CEOs da Hidrosan e da Incibra: fomento à infraestrutura
Presidentes das empresas de engenharia Hidrosan e Incibra, dedicadas ao setor de infraestrutura, falam sobre investimentos em projetos nessa área no Brasil
Julho-Setembro | 2017Como fomentar projetos de infraestrutura no Brasil?
O que está acontecendo no mercado brasileiro hoje é que, em virtude da crise, não existem mais recursos do Governo Federal. Os serviços de água e esgoto ligados às prefeituras estão em uma situação muito precária em razão da falta de repasses, não só para obras de saneamento, mas para diversos outros projetos de infraestrutura. As obras de saneamento, por menores que sejam, são obras de milhões. Nós acreditamos que o caminho para superar esse desafio de falta de recursos é investir em planos de investimentos a médio e longo prazos, para que os municípios consigam avançar usando recursos próprios e tenham autonomia em relação à captação. Em cidades pequenas, com menor poder aquisitivo, a iniciativa privada pode entrar para tentar solucionar esse problema. A privatização é uma tendência forte para todo o setor de infraestrutura, não só para saneamento., Angela Di Bernardo Dantas, CEO da Hidrosan Engenharia.
O Brasil atravessa um período turbulento na economia e na política, mas já existem perspectivas positivas no horizonte. As Parcerias Público-Privadas (PPPs) são uma excelente oportunidade de aprimoramento da modelagem econômico-financeira e de estudos técnicos de projetos de infraestrutura. Quando a empresa adquire maior eficiência nos serviços prestados, torna-se apta a novas oportunidades de investimento e a assumir novos e diversificados projetos. De uma maneira geral, essas parcerias vão proporcionar mais receita e possibilidades de expansão e de geração de emprego para essas demandas novas de infraestrutura que irão surgir. A partir do momento em que conseguirmos demonstrar que temos melhores condições na economia e que o Brasil é um país estável, com certeza, o capital vai retornar., Djalma Medeiros, CEO da Incibra Engenharia.