A modernização do core bancário por meio de estratégias de cloud
Soluções podem ajudar os bancos a implementaram novos produtos com rapidez, respondendo de forma mais eficiente à constante evolução do setor.
Maio | 2024Impulsionada por avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor e pela competitividade com bancos digitais, a indústria de serviços financeiros no Brasil está em constante evolução. Esse ritmo acelerado de mudanças, faz o País estar à frente no setor, sendo reconhecido mundialmente por ter um dos sistemas mais inovadores do mundo, com operações seguras e eficientes.
Essa modernização, no entanto, não atinge todo o sistema bancário de maneira homogênea, pois muitos sistemas utilizados ainda são antigos e necessitam de atualizações para se manterem competitivos. Desse modo, as instituições precisam passar por uma transição para não ficarem limitadas e alcançarem a velocidade e flexibilidade necessária para atender às demandas do mercado digital.
Diante desses desafios, as soluções de cloud são ferramentas essenciais para que os bancos modernizem seus sistemas centrais – o core bancário – para conquistarem novas oportunidades de negócio, desenvolverem produtos e serviços inovadores e avançarem rapidamente em suas jornadas de transição. Afinal, o panorama brasileiro possui diversos bancos digitais e startups que já nasceram dentro da nuvem e pressionam os demais bancos, especialmente aqueles com sistemas mais obsoletos, para que também migrem para sistemas cloud.
Essa pressão para a migração para nuvem, não deve ser considerada apenas por um viés negativo. Os benefícios que a transferência ou a sua ampliação podem trazer ao negócio no futuro são muitos. As soluções de cloud pavimentam o caminho, permitindo que os avanços operacionais desejados na jornada do cliente sejam colocados em prática.
Os benefícios da nuvem
A migração para cloud permite que os bancos implementem novos produtos com rapidez, respondendo de forma mais eficiente à realidade do setor. Uma infraestrutura em nuvem também amplia a possibilidade para a empresa escalar seus programas, se ajustando melhor às necessidades do mercado, além da redução de custos, especialmente em manutenção de TI, liberando recursos para outras áreas de inovação.
A aprimoração da segurança contra ciberataques, com o uso de ferramentas mais robustas para proteger os dados do consumidor segurança também é considerada um dos benefícios da migração.
Dessa forma, as inovações se tornam fundamentais para o aprimoramento da experiência do cliente, visto que temos presenciado mudanças de comportamento relacionados ao consumo de serviços financeiros.
Desafios que despontam com as mudanças
No processo de migração podem surgir algumas barreiras a serem superadas, especialmente no que diz respeito ariscos e custos, dependendo da realidade de cada instituição. A questão da monetização pode ser um desses desafio, uma vez que a transição exige transformações robustas e custosas e, como por exemplo, no caso de grandes bancos, há sistemas de grande porte – os mainframes – complexos de serem alterados.
Um outro obstáculo importante a ser considerado, é a integração do core bancário em nuvem com os demais sistemas já existentes, mantendo a segurança dos dados, como no caso do Open Finance e Open Banking.
No atual cenário, há organizações do setor financeiro que ainda têm um longo caminho rumo à modernização do core bancário, porém há outras que já estão no processo de transição, mas enfrentam alguma dificuldade. Diante disso, é importante que os times de C-Level, tecnologia e negócios entendam que ultrapassar os desafios relacionados à jornada cloud não são apenas uma questão de evolução tecnológica, mas sim, do modelo bancário em si, além de deixar claro que cada empresa tem uma estratégia específica, um estágio de maturidade diferente e desafios únicos a serem enfrentados.
Para todos esses casos, vale a pena ressaltar o valor de contar com um parceiro estratégico, como a Deloitte, fornecendo auxílio e orientação no direcionamento de ações personalizadas que impulsionam essa transição.
Essa colaboração oferece todo o apoio necessário na hora de (re)fazer o planejamento estratégico, projetando cenários e decidindo sobre a próxima etapa, provendo ainda mais clareza às organizações que querem iniciar sua jornada cloud, reajustar rotas ou definir as mudanças para potencializar benefícios e reduzir riscos, consolidando sua própria jornada de modernização do core bancário.